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Vou por onde a arte me levar.
sábado, 27 de julho de 2013
OS TÊXTEIS _ TAPETES
A ARTE DO TAPETE NASCE NO ORIENTE E CARACTERIZA UMA ATIVIDADE QUE, NA ORIGEM, ERA TÍPICA DOS POVOS NÔMADES. COM EFEITO, AS POPULAÇÕES DE PARTE DA ÁSIA DESLOCARAM-SE CONSTANTEMENTE COM SEUS REBANHOS DE CARNEIROS, SEMPRE EM BUSCA DE MELHORES PASTAGENS. AS MATÉRIAS-PRIMAS BÁSICAS ESTÃO SEMPRE PRESENTES: A LÃ E O ALGODÃO, E, POR VEZES, A SEDA. A TÉCNICA DO TAPETE ORIENTAL DERIVA DO TEAR MANUAL, COM DOIS ROLOS DE MADEIRA NOS QUAIS SÃO FIXADAS AS '' LISSAS '' (FIOS DE TRAMAR). QUANDO TEM DE MUDAR DE SÍTIO, ENROLA SEU MATERIAL E VAI REMONTÁ-LO ADIANTE. A GEOGRAFIA DO TAPETE ORIENTAL PARTE DA CHINA, PASSANDO PELO TURQUESTÃO CHINÊS, PELA ÁSIA CENTRAL, NUMA VASTA ÁREA QUE LIMITA COM O TURQUESTÃO, O NORTE DA PÉRSIA E O MAR DE ARAL, DAÍ VAI PARA O CÁUCASO, COM OS TIPOS KARABAGH, KASAK; A ANTIGA PÉRSIA, HOJE IRÃ; A TURQUIA, ESPECIALMENTE SMIRNA. O PAÍS E O LOCAL DE FABRICAÇÃO DÃO NOME AOS TAPETES ORIENTAIS. OS MAIS CÉLEBRES SÃO OS PERSAS, MAS OS TURCOS TAMBÉM PRODUZIRAM PEÇAS CAPITAIS. OS PAÍSES OCIDENTAIS IMPORTARAM MUITOS TAPETES DO ORIENTE PARA SUAS DECORAÇÕES DE INTERIOR. RARAS PEÇAS QUE CHEGARAM ATÉ NÓS PERTENCEM AO SÉCULO XV, E SÃO CONSERVADAS PRECIOSAMENTE EM MUSEUS. O MUSEU NACIONAL DE ARTE ANTIGA DE LISBOA POSSUI ALGUNS PERSAS HERAT DO SÉCULO XVI, QUE SÃO OBRAS PRIMAS. OUTRAS PEÇAS CÉLEBRES, NO OCIDENTE, SÃO: O FAMOSO TAPETE DO IMPERADOR DA AUSTRIA , QUE MEDE QUASE 11 METROS POR MAIS 5,50 M, LEVOU TRÊS ANOS PARA SER CONCLUÍDO, COM OITO TECELÕES TRABALHANDO NO TEAR. OUTROS SÃO O TAPETE DE CAÇADA, QUE ESTÁ EM MILÃO, E O '' TAPETE REPRESENTANDO UM VASO'' NO MUSEU DE VIENA. A TÉCNICA EMPREGA OS PONTOS MAIS OU MENOS MIÚDOS, AMARRADOS NOS FIOS DA LISSA. OS PONTOS MENORES VALORIZAM A QUALIDADE DO TAPETE E A BELEZA DO TRABALHO. A VARIEDADE DE NÓS E PONTOS É IMENSA, CONFORME A REGIÃO. NOS TAPETES ANTIGOS AS LÃS ERAM TINGIDAS COM CORES VEGETAIS, MUITO MAIS RICAS E BRILHANTES, MAS NESTE SÉCULO COMEÇOU-SE A USAR AS CORES ARTIFICIAIS, À BASE DE ANILINAS, O QUE DESVALORIZOU MUITO O TAPETE COMO PEÇA DE ARTE. POR ISSO SÃO PREFERIDOS OS TAPETES ANTIGOS. OS MOTIVOS EMPREGADOS NA ÁREA DO ISLÃ SÃO SEMPRE GEOMÉTRICOS, SEM REPRESENTAÇÃO DE SERES VIVOS. MAS NA PÉRSIA ESSA REGRA NÃO FOI OBSERVADA, E OS PERSAS CRIARAM TAPETES DECORADOS COM FIGURAS HUMANAS,PLANTAS,FLORES. O TAPETE CHINÊS POR SUA VEZ USA TAMBÉM FORMAS VIVAS. É MAIS ESPESSO E PESADO QUE O TAPETE DO ORIENTE PRÓXIMO. UM MODELO DIGNO DE NOTA É O TAPETE DE ''ORAÇÃO'' USADO CINCO VEZES AO DIA , NA HORA DAS PRECES RITUAIS DO ISLÃ. O SEU DESENHO REPRESENTA QUASE SEMPRE, O '' MIHRAT'' A MODA DO TAPETE PENETROU DE TAL FORMA NA EUROPA QUE SE FUNDARAM MANUFATURAS NA POLÔNIA, SOB INFLUÊNCIA TURCA, E NA FRANÇA, COM AS MANUFATURAS REAIS DA SAVONNERIE E DE AUBUSSON, NO SÉCULO XVII, COM DESENHOS BARROCOS, BRASÕES, CENAS DIVERSAS E MOTIVOS FLORAIS. TAPEÇARIA _ EMBORA BASEADA EM TÉCNICA DE TECELAGEM MUITO SEMELHANTE, A TAPEÇARIA DISTINGUE-SE DO TAPETE PELO FATO DE QUE ESTE É USADO PARA GUARNECER OS PISOS, EM VEZ DE A TAPEÇARIA , PENDURADA, DECORANDO PENDURADA NAS PAREDES. FORAM OS EUROPEUS QUE CRIARAM FORMAS ORIGINAIS DE TAPEÇARIA, PRINCIPALMENTE NA FRANÇA. POUCO A POUCO A TAPEÇARIA VAI IMITAR A OBRA DOS PINTORES. O DESENHO ERA FEITO EM PAPEL, '' CARTÃO '' COLOCADO POR TRÁS DO TEAR COM A INDICAÇÃO DAS CORES. GRADATIVAMENTE, A TAPEÇARIA VAI PERDENDO O SEU GRANDE PRESTÍGIO E JÁ NO SÉCULO XIX ESTÁ TOTALMENTE DECADENTE, SOB O INFLUXO DO ACADEMISMO. SÓ NO SÉCULO XX É QUE JOAN LURÇAT FAZ REVIVER O PROCESSO, NA BASE DE COMPOSIÇÕES MODERNAS DE GRANDE ESPLENDOR. É ELE O RENOVADOR DA TAPEÇARIA, HOJE USADA PELOS ARTISTAS COMO FORMA DE EXPRESSÃO. LURÇAT ESTEVE HÁ ALGUNS ANOS NO BRASIL E LEVOU TEMAS DE NOSSA NATUREZA QUE USOU COM RARA FELICIDADE. FORMOU AQUI UM DISCÍPULO DE TALENTO: GENARO DE CARVALHO, NA BAHIA. NO RIO DE JANEIRO, NA DÉCADA DE 40, A ARTISTA MADELEINE COLAÇO INTRODUZIU UMA TÉCNICA DE TAPETES E TAPEÇARIAS, INSPIRADA EM PROCESSOS POPULARES DE PORTUGAL: O ARRAIOLOS: A TAPEÇARIA EM BORDADO SOBRE TELA, ''PONTO DE ARRAIOLOS''. COLAÇO CRIOU UM PONTO PRÓPRIO A QUE DEU O NOME DE ''PONTO BRASILEIRO''. ISSO ESTIMULOU NUMEROSOS ARTISTAS, UTILIZANDO UMA TEMÁTICA ABSTRATA OU DE MOTIVOS FIGURATIVOS BRASILEIROS. FOI EXECUTADA NO SENTIDO DE FORMAS ABSTRATAS, PARTINDO DE ELEMENTOS VEGETAIS UMA GRANDE TAPEÇARIA SOBRE CARTÃO DE ROBERTO BURLE MARX, PARA O PALÁCIO ITAMARATY DE BRASÍLIA. LIVRO: ARTES PLÁSTICAS II - VLADIMIR ALVES DE SOUZA (RESUMO).
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