Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''  

sexta-feira, 11 de abril de 2014

As bonecas (os) - Parte 5

ARTE AFRICANA - BONECAS ABAYOMI.  A PALAVRA ABAYOMI TEM ORIGEM INCERTA, IORUBÁ, SIGNIFICANDO AQUELE QUE TRÁS FELICIDADE OU ALEGRIA, OU AINDA, '' MEU PRESENTE ''.  ABAYOMI QUER DIZER ENCONTRO PRECIOSO: ABAY=ENCONTRO E OMI=PRECIOSO.  O NOME É COMUM NA ÁFRICA DO SUL, MAS TAMBÉM É ENCONTRADO ATÉ O NORTE DA ÁFRICA E NO BRASIL.  NO BRASIL, DESIGNA BONECAS DE PANO ARTESANAIS, MUITO SIMPLES, A PARTIR DE SOBRAS DE PANO REAPROVEITADAS, FEITAS APENAS COM NÓS, SEM O USO DE COLA OU COSTURA E COM O MÍNIMO USO DE FERRAMENTAS.  CONTA-NOS A HISTÓRIA QUE OS NEGROS CONFECCIONAVAM ABAYOMIS COMO AMULETO DE PROTEÇÃO ESPIRITUAL.  EM VIAGENS PARA O BRASIL, OS NAVIOS NEGREIROS, DURANTE O TEMPO DA ESCRAVIDÃO, AS MULHERES RASGAVAM A BARRA DA SAIA E FAZIAM ABAYOMIS PARA AS CRIANÇAS BRINCAREM.  BONECAS SEMPRE NEGRAS, REPRESENTANDO PERSONAGENS, DE CIRCO, DA MITOLOGIA, ORIXÁS, FIGURAS DO COTIDIANO, CONTOS DE FADAS E MANIFESTAÇÕES FOLCLÓRICAS E CULTURAIS.  A HISTÓRIA DAS BONECAS ABAYOMI, COMEÇOU COM LENA MARTINS, ARTESÃ DE SÃO LUIZ DO MARANHÃO, EDUCADORA POPULAR E MILITANTE DO MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS, QUE PROCURAVA NA ARTE POPULAR UM INSTRUMENTO DE CONSCIENTIZAÇÃO E SOCIABILIZAÇÃO.  LOGO, OUTRAS MULHERES, DE VÁRIAS GERAÇÕES, VINDAS DE VÁRIOS MOVIMENTOS SOCIAIS E CULTURAIS, APRENDERAM COM ELA, JUNTARAM-SE NO RIO DE JANEIRO A COOPERATIVA ABAYOMI, EM DEZEMBRO DE 1988, DANDO CONTINUIDADE AO TRABALHO DESDE ENTÃO.  A COOPERATIVA ESTIMULA AS RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO E GENEROSIDADE, O FORTALECIMENTO DE AUTO-ESTIMA E RECONHECIMENTO DA IDENTIDADE DE AFRO-BRASILEIRA DE NEGROS E DESCENDENTES, BUSCANDO SUPERAR AS DESIGUALDADES DE GÊNERO, INTEGRANDO A MEMÓRIA CULTURAL BRASILEIRA.  '' CONSIDERADO UM AMULETO PARA TODOS NÓS ATÉ HOJE, ESSAS BONECAS ASSIM COMO OS VODUS HAITIANOS SÃO CRIAÇÃO DE UMA CULTURA MILENAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.