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Vou por onde a arte me levar.

sexta-feira, 8 de setembro de 2017

Parte 3 - Aleijadinho, o profeta da alma brasileira.final



Na imagem que fica acima da porta principal, entre as duas torres da capela, Aleijadinho gravou um alto-relevo que representa São Francisco de Assis, ajoelhado, tendo a visão de Monte Alverne.   O episódio ocorreu em 1224, na Toscana, Itália.   Durante uma estadia no eremitério de Monte Alverne, Francisco de Assis vê um anjo de seis asas que paira acima dele pregado numa cruz.   Duas asas elevam-se  sobre a cabeça do anjo, simbolizando intenção pura e ação correta.  Duas outras asas servem para voar, e mais duas cobrem seu corpo.  Diante dessa visão, Francisco de Assis é tomado de alegria e tristeza ao mesmo tempo.   Ao erguer-se dali, o pobre santo sente no corpo as marcas dos quatro pregos da cruz.   São as chagas do Cristo e o anúncio da Paixão de Francisco, que concluiria com sua morte dois anos depois.   Será possível que Aleijadinho, cujo corpo no final da sua participação nessa obra já começava a se despedaçar, tivesse um sentimento de identidade ou de antecipação em relação aos sofrimentos de São Francisco (pergunta).  Parece possível.  A visão de Monte Alverne é seguramente uma das obras mais importantes de Aleijadinho.   Também é certo que o sofrimento pessoal e as obras artísticas desse brasileiro têm um grande significado místico.  Um aspecto dominante da obra de Aleijadinho e sua equipe  está nas esculturas de 12 profetas, construídas em pedra-sabão em 1800 e 1805, no pátio frontal da Igreja de Bom Jesus de Congonhas do Campo.  São quatro profetas maiores - Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel - e oito profetas menores.   Todos eles anunciam a vitória da fraternidade universal proposta pela tradição cristã.   Aleijadinho não fez fortuna.  Esse profeta da alma brasileira era descuidado na administração do dinheiro e foi roubado muitas vezes.   Além disso, dividia seus ganhos pela metade com o escravo Maurício e dava muita esmola aos pobres.   No fim da vida libertou seus escravos.   Em 1812, o artista ficou quase totalmente cego.   Então foi viver na casa da sua nora Joana Francisca, que cuidou dele com devoção.  O final chegou aos 76 anos de idade, dia 18 de novembro de 1814.   Notas: Veja Ideias Filosóficas no Barroco Mineiro, Joel Neves, Ed. Itatiaia, BH, 1986, p. 31.   Romanceiro do Aleijadinho, Stella Leonardos, Ed. Itatiaia, BH, 1984.   Aleijadinho de Vila Rica, Waldemar de Almeida Barbosa, Ed. Itatiaia, BH, 1984, 95 pp. em tamanho ofício, pp. 32 e 33.    São Francisco de Assis, Escritos e Biografias, Ed. Vozes, RJ, 1991, ver p. 246.   Sobre as asas ligadas à cabeça, ver p. 263.    Durante o ciclo do ouro, Minas Gerais tornou-se um foco de sentimento de brasilidade.   Várias décadas antes do grito do Ipiranga, a independência do nosso país foi proclamada no plano abstrato do ideais.  Em Ouro Preto veio à luz o sonho ainda hoje incompleto de que o Brasil seja plenamente independente, próspero e guiado por um sentimento de justiça para com todos.  No século 18 não havia separação entre arte, indústria e artesanato.  O conceito de beleza estava ligado ao que é útil e funcional no cotidiano, e quase todo artista era, ao mesmo tempo, um artesão  e um operário.   No plano político, é verdade que o barroco europeu foi absolutista.   Em uma arte centralizadora, que fortalecia o poder dos papas e das monarquias e negava a influência  do Renascimento.  Mas  na colônia brasileira a realidade foi diferente.  O barroco das Minas Gerais tem um sabor criativo, renovador, inquietante - quase revolucionário  por seu compromisso com a terra dos brasileiros.

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