Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''   

sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

História da Civilização por Roberto Accioli - Parte 1, Introdução.



A História, entendida no seu mais amplo sentido, interliga a evolução da humanidade com a da Terra e faz sobressair os fatores básicos da marcha ascensional do homem.   Este adquiriu a capacidade de criar a Civilização com o desenvolvimento de sua inteligência e de seu próprio corpo, que assumiu a posição  vertical e liberou a mão, " instrumento dos instrumentos. "    O conteúdo da História da Civilização tem variado, segundo as interpretações, de um século a outro, de um país a outro, de um estudioso a outro.   Há a civilização, concepção que coloca em debate a humanidade inteira, como um todo, e as Civilizações, dispersas no tempo e no espaço.   Registram-se os conceitos de Cultura e Culturas.   Uma civilização é tida como um conjunto de traços, de fenômenos culturais.   A História da Civilização ou da Cultura _ das Civilizações ou das Culturas _ pode ser considerada, à primeira vista, como uma orquestra de histórias particularizadas.   Mas, toda definição se mostra difícil, aleatória.   Levantamento efetuado há tempos atribui à palavra Cultura cento e sessenta e um significados diferentes ( isso porque a História da Civilização por Roberto Accioli me parece que foi editado em 1980 ).   E chegam a uma vintena, pelo menos, as conceituações diversas de Civilização.   O importante, porém, não é definir, e sim, acentuar o diálogo entre a História e as Ciências Humanas, chamadas Ciências do Homem ou Ciências Sociais, para permitir a maior expansão de um novo humanismo.   Portanto, é bastante compreensível que as Civilizações, cada uma por sua conta e todas juntas, façam valer beneficamente o progresso alcançado e que seja conhecido o esforço realizado ou projetado do maior número de indivíduos do presente e do passado.   No momento em que o homem assumiu  a posição vertical e liberou a sua mão _ o instrumento dos instrumentos _ ele começou a " fazer " cultura e a formar civilizações.  Esta é uma das centenas de definições que existem para interpretar os termos cultura e civilização.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.