Arthur Bispo do Rosário já percebia que seus estandartes e bordados chamavam a atenção das pessoas, mas não teve tempo de conferir sua consagração como artista. Na noite de 5 de julho de 1989, provável data em que completara 80 anos, ele encerrou seu longo retiro preparatório e foi se apresentar a Deus, objetivo que acalentara por toda sua vida. Ao todo, foram catalogadas cerca de 900 peças produzidas por Bispo do Rosário e a posse delas tem sido motivo de uma série de desentendimentos burocráticos. Após a morte do artista, os internos e médicos da Colônia criou uma Associação de artistas para cuidar das obras. Ela funcionou por muito tempo sem verbas ou incentivos oficiais, mesmo sendo requisitada por muitos museus e órgãos públicos culturais do Brasil e do Exterior. Alguns desses pedidos puderam ser atendidos e outros não. A situação de descaso que agora atingia seus trabalhos, mudou quando eles foram requisitados pelos organizadores da Bienal de Veneza, na Itália. Só assim que os administradores do manicômio, ligado ao Governo Federal, se mexeram e passaram a cuidar melhor dos registros de Bispo do Rosário.
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terça-feira, 15 de agosto de 2017
Arthur Bispo do Rosário - Parte 6
Arthur Bispo do Rosário já percebia que seus estandartes e bordados chamavam a atenção das pessoas, mas não teve tempo de conferir sua consagração como artista. Na noite de 5 de julho de 1989, provável data em que completara 80 anos, ele encerrou seu longo retiro preparatório e foi se apresentar a Deus, objetivo que acalentara por toda sua vida. Ao todo, foram catalogadas cerca de 900 peças produzidas por Bispo do Rosário e a posse delas tem sido motivo de uma série de desentendimentos burocráticos. Após a morte do artista, os internos e médicos da Colônia criou uma Associação de artistas para cuidar das obras. Ela funcionou por muito tempo sem verbas ou incentivos oficiais, mesmo sendo requisitada por muitos museus e órgãos públicos culturais do Brasil e do Exterior. Alguns desses pedidos puderam ser atendidos e outros não. A situação de descaso que agora atingia seus trabalhos, mudou quando eles foram requisitados pelos organizadores da Bienal de Veneza, na Itália. Só assim que os administradores do manicômio, ligado ao Governo Federal, se mexeram e passaram a cuidar melhor dos registros de Bispo do Rosário.
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