x

x

Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''  

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SALVADOR DALÍ - PARTE 3 - POR FABÍOLA MUSARRA _ PLANETA


GÊNIO DE MÚLTIPLAS FACETAS E DONO DE UMA CURIOSIDADE INSACIÁVEL, ANTES DE SE TORNAR O MAIOR PINTOR SURREALISTA, SALVADOR DALÍ EXPLOROU TODAS AS TENDÊNCIAS DA ARTE DA SUA ÉPOCA: CUBISMO, IMPRESSIONISMO, FUTURISMO E DADAÍSMO.        ACONSELHADO POR JOAN MIRÓ, VAI PARA  PARIS E ENTRA NO GRUPO DOS SURREALISTAS.       O CONTATO COM ESSES ARTISTAS MUDARIA DEFINITIVAMENTE SUA VIDA.        POR INTERMÉDIO DELES CONHECE A RUSSA GALA, SUA ETERNA PAIXÃO.        FOI NAS FÉRIAS DO VERÃO  DE 1929, QUANDO O POETA SURREALISTA PAUL ÉLUARD E SUA ESPOSA GALA O VISITARAM EM SEU REFÚGIO EM PORT LLIGAT.        DALÍ RUMOU A PARIS COM A FIRME INTENÇÃO DE RAPTÁ-LA.       MAS, NEM FOI PRECISO, ELA O SEGUIU.       DEZ ANOS MAIS VELHA QUE O PINTOR, GALA SE TORNARIA SUA MULHER E SUA COMPANHEIRA POR TODA A VIDA.       ELES PERMANECERAM LIGADOS ATÉ A MORTE DELA AOS 88 ANOS, EM PORT LLIGAT, EM 1982.        DALÍ DEFENDIA O CONCEITO RENASCENTISTA DE ARTISTA GLOBAL, À MODA DE LEONARDO DA VINCI E MICHELANGELO.       DALÍ DIZIA QUE '' A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE OS SURREALISTAS E EU, É QUE EU SOU SURREALISTA. ''       TAMBÉM COSTUMAVA AFIRMAR QUE A ÚNICA DIFERENÇA ENTRE UM LOUCO E ELE É QUE ELE NÃO ERA LOUCO.      RSRS       O ARTISTA ESCREVEU SUA AUTO-BIOGRAFIA VIDA SECRETA DE SALVADOR DALÍ COM APENAS 37 ANOS DE IDADE, NO COMEÇO DOS ANOS 1940.         '' NORMALMENTE OS ESCRITORES COMEÇAM A ESCREVER SUAS MEMÓRIAS DEPOIS DE VIVER SUA VIDA, MAS EU, COM MEU VÍCIO DE FAZER TUDO DIFERENTE DOS OUTROS, ACHEI QUE ERA MAIS INTELIGENTE COMEÇAR ESCREVENDO MINHAS MEMÓRIAS E VIVÊ-LAS DEPOIS. ''

Nenhum comentário:

Postar um comentário