Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''  

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SALVADOR DALI - PARTE 5 - POR FABÍOLA MUSARRA - PLANETA

'' DALILÂNDIA '': PONTOS DE REFERÊNCIA DA VIDA DE DALÍ.       NA ESPANHA, 2004 FOI DECLARADO ANO DALÍ.       ALÉM DE EXPOSIÇÕES EM DIFERENTES MUSEUS DO PAÍS, HÁ UMA SÉRIE DE COMEMORAÇÕES NOS LUGARES ONDE O ARTISTA VIVEU.       ESSA REGIÃO, NA CATALUNHA, AOS PÉS DOS PIRINEUS E JUNTO À FRONTEIRA DA FRANÇA, FOI APELIDADA DE '' DALILÂNDIA '', INCLUI OBRIGATORIAMENTE A VISITA ÀS CIDADES DE FIGUERES, PÚBOL E CADAQUÊS, COM FÁCIL ACESSO DE TREM A PARTIR DE BARCELONA, A CAPITAL CATALÃ.         EM FIGUERES, CIDADE NATAL DO ARTISTA, O PRÉDIO QUE ABRIGOU O TEATRO RAINHA ESTHER, DESTRUÍDO POR UM INCÊNDIO, SE TRANSFORMOU NO TEATRO-MUSEU DALÍ.      INAUGURADO EM 1974, O MAIS VISITADO DA ESPANHA, DALÍ ESTÁ ENTERRADO NO SUBSOLO DO LOCAL.     NO ANTIGO CASTELO MEDIEVAL DE PÚBOL, QUE FOI RESIDÊNCIA DA ESPOSA DO PINTOR NOS ANOS 70, E ONDE DALÍ FOI MORAR APÓS A MORTE DELA, NO INÍCIO DOS ANOS 80, FUNCIONA A CASA MUSEU CASTELO GALA DALÍ.      NELA ESTÃO EXPOSTAS PINTURAS E DESENHOS QUE O ARTISTA PRESENTEOU A ESPOSA, UMA COLEÇÃO DE VESTIDOS DE ALTA COSTURA DE GALA, O MOBILIÁRIO E OS NUMEROSOS OBJETOS COM OS QUAIS O CASAL DECOROU O CASTELO.       NA BAÍA DE PORT LLIGAT FICA A CASA ONDE O CATALÃO PASSOU GRANDE PARTE DE SUA INFÂNCIA E JUVENTUDE.       DESDE QUE FOI ABERTA AO PÚBLICO EM 1997, ELA É CHAMADA DE CASA MUSEU SALVADOR DALÍ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.