Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''   

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Carvão por Elmar Fonsêca - Parte 3


Origens da Energia Carbonífera: O calor armazenado pelo carvão provém da radiação solar.   O sol transmite energia, sob a forma de radiações, em todos os sentidos.  Os vegetais são coletores e armazenadores de energia contida nas radiações solares.   Para tal - informam os especialistas, a natureza sintetizou uma substância inigualável: a clorofila, que se encontra nas partes verdes da planta.   A clorofila realiza um processo fotoquímico, pelo qual a energia contida na luz do sol se transforma em energia química, que, por sua vez, é armazenada pela planta sob a forma de estrutura vegetal.   Mais tarde, a planta ou o carvão decorrente dela, ao queimar, restitui ao meio ambiente a energia armazenada, algumas vezes, por milhões e milhões de anos.   O carvão de pedra, sendo derivado de todas as espécies de vegetações, soterradas debaixo da crosta terrestre, suportando pressões, temperaturas, ação do calor e de bactérias, conserva e concentra, através do processo de carbonização lenta, que lhe deu origem, a maior parte da energia dos hidratos de carbono.  O carvão é energia solar concentrada e acumulada na natureza em tempos remotos  disponível para ser utilizada em qualquer época, restituindo, na ocasião da queima, a água e o anidrido carbônico captado pela clorofila na formação do vegetal que lhe deu origem há milhões de anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.