Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''   

domingo, 18 de outubro de 2015

'' BOB MARLEY ESTÁ VIVO '' _ PARTE 3

EMBORA ENTRELAÇADAS, A MÚSICA PRECEDEU A MENSAGEM RELIGIOSA. BOB MARLEY INICIOU SUA CARREIRA COM O SKA. POUCOS ANOS DEPOIS, ESTE DAVA LUGAR AO REGGAE, COM SUA CADÊNCIA FAVORÁVEL À ÊNFASE NAS LETRAS, AO COMENTÁRIO SOCIAL. TANTO O SKA COMO O REGGAE FAZIAM PARTE DE UM LONGO DIÁLOGO DA MÚSICA CARIBENHA COM O RHYTHM'N'BLUES DOS NEGROS AMERICANOS. BOB MARLEY FARIA UMA MÚSICA NEGRA NAS SUAS RAÍZES. E CANTARIA A LIBERTAÇÃO DA DIÁSPORA NEGRA, ESMAGADA NA BABILÔNIA BRANCA, COM SEUS PECADOS, SEU MATERIALISMO E DECADÊNCIA. PARA QUEM TIVESSE VIVIDO A DÉCADA DOS 60, ISSO NÃO ERA ABSOLUTAMENTE NOVO. A EXPRESSÃO BABILÔNIA ERA COMUM ENTRE OS PANTERAS NEGRAS, REVOLUCIONÁRIOS NEGROS AMERICANOS QUE FIZERAM ALGUMAS ESCARAMUÇAS ARMADAS E FORAM ESMAGADOS. USAVAM O NOME DO IMPÉRIO ANTIGO QUE ESCRAVIZOU OS HEBREUS COMO ANALOGIA PARA A TERRA DOS BRANCOS, QUE IGUALMENTE ESCRAVIZAVA OS NEGROS _ E, POR EXTENSÃO, HISPÂNICOS, ÁRABES, POBRES, TODOS QUE NÃO FIZESSEM PARTE DA ''ELITE IMPERIAL''. NO DIÁLOGO COM O EMBAIXADOR AMERICANO BURKE ELBRICK ( N.R.: SEQUESTRADO POR GABEIRA E OUTROS INSURGENTES PARA OBRIGAR A DITADURA MILITAR BRASILEIRA A LIBERTAR PRESOS POLÍTICOS), EM 1969, COMENTEI A EXISTÊNCIA DOS PANTERAS NEGRAS. O TÍTULO DO RELATO DO SEQUESTRO DE ELBRICK, EM MEU LIVRO ( FERNANDO GABEIRA ) '' O QUE É ISSO, COMPANHEIRO?,É ''BABILÔNIA, BABILÔNIA''. UMA DÉCADA DEPOIS, BOB MARLEY REVESTIA A CAUSA NEGRA DE UM VÉU ESPIRITUAL E UMA DISPOSIÇÃO PACIFISTA. ALÉM DISSO, NÃO FALAVA A LINGUAGEM DIRETA DA POLÍTICA, COMUM AOS PANTERAS NEGRAS, MAS A DA MÚSICA QUE IRIA PERCORRER COM FACILIDADE NÃO SÓ OS GUETOS DE KINGSTON MAS AS RUAS DE SALVADOR E SÃO LUÍS, PARA MENCIONAR APENAS O IMPACTO NACIONAL. UMA DAS MENSAGENS DE MARLEY ESTAVA HÁ MUITO TEMPO NAS TESES DO CONTROVERTIDO PROFETA JAMAICANO MARCUS GARVEY, QUE ANDOU PELOS ESTADOS UNIDOS, FOI PRESO POR LÁ E VOLTOU À JAMAICA. SEGUNDO GARVEY, NÃO HAVIA SALVAÇÃO PARA O POVO NEGRO DENTRO DOS PORTÕES DA BABILÔNIA BRANCA. ERA PRECISO VOLTAR À ÁFRICA, QUE SERIA A VERDADEIRA TERRA PROMETIDA. LÁ SURGIRIA O VERDADEIRO JEOVÁ, NO CORPO DE UM IMPERADOR NEGRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.