Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''   

domingo, 18 de outubro de 2015

''BOB MARLEY ESTÁ VIVO '' _ POR FERNANDO GABEIRA, INSPIRADA NA BIOGRAFIA, ESCRITA POR TIMOTHY WHITE, PARTE 1

O SOM DO REGGAE VEM DO QUARTO DOS MENINOS E VOCÊ TENTA DISTINGUIR A MÚSICA. É A VOZ DE BOB MARLEY: '' RUNNING AND RUNNING AND RUNNING AWDY. '' MAS ELE NÃO MORREU HÁ 25 ANOS? DEVE HAVER UM SEGREDO PARA A VIDA DEPOIS DA MORTE. O SEGREDO DA VIDA ETERNA TEM MUITAS FACES. NO CASO DO MENINO QUE NASCEU DE MÃE NEGRA E PAI INGLÊS, NO INTERIOR DA JAMÁICA, NO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ESSE SEGREDO NÃO SE DEIXA DESVENDAR NUM PASSE DE MÁGICA. MUITA GENTE CANTOU A SAGA DOS OPRIMIDOS. BOB MARLEY VIVEU O INFERNO DA POBREZA NOS BAIRROS POBRES JAMAICANOS E A EXPRESSOU COM A FORÇA DE SUA EXPERIÊNCIA. É UMA TESE POSSÍVEL. BOB MARLEY SURGIU NUM MOMENTO EM QUE AS REVOLUÇÕES CLÁSSICAS DO TIPO MARXISTA ESTAVAM EM COLAPSO E AS MINORIAS RACIAIS NAS GRANDES METRÓPOLES TINHAM UM GRANDE ANSEIO DE IDENTIDADE. ELE A OFERECEU NA FORMA DE LETRAS DIRETAS E LINDAS MELODIAS. OUTRA TESE, E ASSIM, DE TESE EM TESE, É POSSÍVEL EXPLICAR BOB MARLEY E SEUS ADMIRADORES, SEM ADMITIR QUE TUDO ISSO É MUITO POUCO PARA DESCREVER SEU GRANDE IMPACTO ESTÉTICO DA DÉCADA DE 70. PARA MIM ( FERNANDO GABEIRA ) BOB MARLEY NÃO CHEGOU SOZINHO, COMO SE CAÍSSE DOS CÉUS COM SUA BANDEIRA JAMAICA, A GRANDE FOTO DE HAILÉ SELASSIÉ ( N.R.: ÚLTIMO IMPERADOR DA ETIÓPIA, CUJO NOME DE NASCIMENTO ERA RAS TAFARI MAKONNEN, INSPIRADOR DA RELIGIÃO RASTAFÁRI, DA JAMAICA, QUE O CONSIDERAVA UM DEUS. ) MESMO SEM MONITORAR A MÚSICA CARIBENHA, QUE JÁ HAVIA NOS DADO O CALIPSO, LANÇADO O SKA E EMERGIA AGORA COMO REGGAE, INTUÍAS-SE NA EUROPA, ONDE NA ÉPOCA EU VIVIA NO EXILIO, QUE ALGUMA COISA ESTAVA ACONTECENDO NA JAMAICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.