..

..

Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''  

domingo, 18 de outubro de 2015

''BOB MARLEY ESTÁ VIVO '' _ POR FERNANDO GABEIRA, INSPIRADA NA BIOGRAFIA, ESCRITA POR TIMOTHY WHITE, PARTE 1

O SOM DO REGGAE VEM DO QUARTO DOS MENINOS E VOCÊ TENTA DISTINGUIR A MÚSICA. É A VOZ DE BOB MARLEY: '' RUNNING AND RUNNING AND RUNNING AWDY. '' MAS ELE NÃO MORREU HÁ 25 ANOS? DEVE HAVER UM SEGREDO PARA A VIDA DEPOIS DA MORTE. O SEGREDO DA VIDA ETERNA TEM MUITAS FACES. NO CASO DO MENINO QUE NASCEU DE MÃE NEGRA E PAI INGLÊS, NO INTERIOR DA JAMÁICA, NO FIM DA SEGUNDA GUERRA MUNDIAL, ESSE SEGREDO NÃO SE DEIXA DESVENDAR NUM PASSE DE MÁGICA. MUITA GENTE CANTOU A SAGA DOS OPRIMIDOS. BOB MARLEY VIVEU O INFERNO DA POBREZA NOS BAIRROS POBRES JAMAICANOS E A EXPRESSOU COM A FORÇA DE SUA EXPERIÊNCIA. É UMA TESE POSSÍVEL. BOB MARLEY SURGIU NUM MOMENTO EM QUE AS REVOLUÇÕES CLÁSSICAS DO TIPO MARXISTA ESTAVAM EM COLAPSO E AS MINORIAS RACIAIS NAS GRANDES METRÓPOLES TINHAM UM GRANDE ANSEIO DE IDENTIDADE. ELE A OFERECEU NA FORMA DE LETRAS DIRETAS E LINDAS MELODIAS. OUTRA TESE, E ASSIM, DE TESE EM TESE, É POSSÍVEL EXPLICAR BOB MARLEY E SEUS ADMIRADORES, SEM ADMITIR QUE TUDO ISSO É MUITO POUCO PARA DESCREVER SEU GRANDE IMPACTO ESTÉTICO DA DÉCADA DE 70. PARA MIM ( FERNANDO GABEIRA ) BOB MARLEY NÃO CHEGOU SOZINHO, COMO SE CAÍSSE DOS CÉUS COM SUA BANDEIRA JAMAICA, A GRANDE FOTO DE HAILÉ SELASSIÉ ( N.R.: ÚLTIMO IMPERADOR DA ETIÓPIA, CUJO NOME DE NASCIMENTO ERA RAS TAFARI MAKONNEN, INSPIRADOR DA RELIGIÃO RASTAFÁRI, DA JAMAICA, QUE O CONSIDERAVA UM DEUS. ) MESMO SEM MONITORAR A MÚSICA CARIBENHA, QUE JÁ HAVIA NOS DADO O CALIPSO, LANÇADO O SKA E EMERGIA AGORA COMO REGGAE, INTUÍAS-SE NA EUROPA, ONDE NA ÉPOCA EU VIVIA NO EXILIO, QUE ALGUMA COISA ESTAVA ACONTECENDO NA JAMAICA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário