Vou por onde a arte me levar.

Minha foto

'' GOSTO DE DEGUSTAR O GOSTO COM SABOR DE VIDA; COSTURO A VIDA PELA VIDA E A VIDA ME COSTURA, COSTURO DE DENTRO PARA FORA PARA ME ENCONTRAR COM O VENTO.''  

domingo, 7 de agosto de 2016

Artes Plásticas - A pintura chinesa - Por Wladimir Alves de Souza - parte 23

Os antigos chineses consideravam a pintura e a caligrafia como  as suas  artes mais importantes, mas, infelizmente, embora tenham chegado até nós listas de pintores altamente considerados, muito se perdeu , pelo mau estado de conservação e pela fragmentação das peças.     Os pintores não criavam quadros, como nós os concebemos.     Suas obras eram feitas em rolos de papel ou seda e guardanapos em estojos especiais.    Assim, quase se pode dizer que a pintura era lida, à medida que se ia desenrolando a peça.    Mas, pelo pouco que chegou até nós, pode-se julgar o sentido altamente poético da pintura e o seu simbolismo.    A técnica usada é de uma tinta negra ( o nanquim ) solúvel na água, como base principal e os motivos representados são os temas da natureza: paisagens, lagos, florestas, vôo de patos selvagens, nuvens, animais fantásticos ( dragões ), e também a figura humana em todas as formas de atividade.     Sabemos que os palácios dos Han e dos T'ang eram decorados com pinturas murais, de que temos apenas notícia pelos textos.     Aliás, a propósito de textos, os chineses davam grande valor à escrita e aos numerosos caracteres empregados na obra dos grandes poetas, algumas acessíveis apenas aos eruditos e aos letrados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá querido (a) leitor, seu comentário é muito importante. Este espaço é seu. Lembre-se: Liberdade de expressão não é ofender. Vamos trocar ideias, as vezes podemos não concordar, é natural; afinal tudo depende da visão de cada um; mas respeitar é fundamental, isso é uma atitude inteligente. O que vale mesmo é a troca de informação e com educação. Por favor: Leia antes de fazer seu comentário, os comentários do blog são moderados, só publique comentários relacionados ao conteúdo do artigo, comentários anônimos não serão publicados, não coloque links de artigos de seu blog nos comentários, os comentários não refletem a opinião do autor. Espero que goste do blog, opine, comente, se expresse! Vale lembrar que a falta de educação não é aceito.